Martin Hedegger 1889-19761
Por ter estudado em Freiburt, Heidegger foi influenciado pelo neo-kantianismo de Henrich Rickert e a fenomenologia de Edmund Husserl. Em 1923 se tornou professor em Marburg, onde ele escreveu e publicou – por volta de 1927 – a única parte completa da sua obra capital, a saber: "Sein und Zeit" (Ser e Tempo). Devido a esta obra, Heidegger – em 1928 – foi convidado para suceder Husserl à cadeira de filosofia, a qual ele ocupou até sua aposentadoreia em 1951. Ele apoiou Adlf Hitler durante os primeiros anos dele no poder, e depois da Segunda Guerra Mundial foi proibido de publicar e ensinar durante cinco anos.
Apesar de geralmente ser considerado o fundador do existencialismo, nosso filósofo rejeita veementemente a associação, bem como, chegoua rejeitar a associação com a fenomenolofia de Husserl. O principal interesse de Heidegger, como fora anunciado em Sein und Zeit, e desenvolvido em seus trabalhos subsequentes, é o problema do ser. Em Sein und Zeit, o ser é apresentado intimamente ligado com a temporalidade; a relação entre eles é examinada através de uma análise da existencia humana. Fortemente influenciado por Sören Kierkegaard, Heidegger delineou (esboçou) vários aspectos de existência humana, como “cuidado” (care), “humores” (moods), e a relação do sujeito com a morte; e relacionou a autenticidade do ser, assim como a angústia da sociedade moderna, para com a confrontação do indivíduo com sua própria temporalidade. Esse projeto e essa influência conduziu muitos criticos a considerar Heidegar um existencialista. Além de ter infuenciado Sarter, o pensamento de Heidegger influenciou tanto a teologia Protestante moderna (através de Paul Tillich and Rudolph Bultmann) quanto a obra de Jacques Derrida, assim como ouros "advogados da destruição".
O aspécto ontológico do pensamento heideggeriano assumiu grande proeminência em seus últimos escritos, os quais incluem estudos sobre poesia e desumanização na sociedade moderna. Ele considerou-se como o primeiro pensador da história da filosofia ocidental que levantou – explicitamente – a questão acerca do "sentido do ser" (sens of being), bem como ter localizado (apontado) a crise da civilização ocidental de massa no "forgetfulnesse of being" (esquecimento
[falsificaçao] do ser).
Dentre outros trabalhos temos: Kant and the Problem of Metaphysics (1929,tr. 1962) [Kant e o problema da filosofia]. What Is Metaphysics? (1929, tr. 1949) [ O que é metafísica?]. An Introduction to Metaphysics (1953, tr. 1959) [Uma introdução à Metafísica]. What Is Philosophy? (1956, tr. 1958) [O que é Filosofia?] e The End of Philosophy (1956, tr. 1973) [O fim da filosofia]
1 Traduzido do site: http://www.bartleby.com/65/he/Heidegge.html
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